11/09/2018 15h13 - Atualizado em 11/09/2018 15h27

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL 2018

É sabido que uma das fragilidades do setor cultural é a qualidade dos projetos elaborados o que dificulta o acesso a recursos destinados ao fomento à cultura.

Cientes disso a SECULT e a ESESP estão se unindo para criar essa oportunidade de capacitação em elaboração de projetos, uma primeira iniciativa que deverá impulsionar outras de igual significado como uma forma de democratizar o acesso aos recursos públicos por uma diversidade de proponentes cada vez mais ampla, o que contribui grandemente para capilarizar o alcance de nossas políticas culturais.

A finalidade específica dessa ação é a de capacitar os gestores e conselheiros estaduais e municipais de cultura, artistas, produtores, empreendedores e demais interessados, no uso de ferramentas que abordem as etapas de elaboração de um projeto cultural, do planejamento, adequação de proposta a editais, à identificação de possíveis fontes e técnicas de captação de recursos, priorizando a parte prática da elaboração, ou seja, a escrita do projeto propriamente dita.  

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL

Prática de planejamento e escrita de projetos culturais

Parceria ESESP-SECULT ES

Modo: Semipresencial. Gratuito.

 

Local de Realização: ESESP | EAD (Escola de Serviço Público do ES)

Período de Realização: de 03 de outubro a 30 de novembro 2018

 

Público Alvo:

Servidores, Gestores e Conselhereiros Municipais de cultura – 20 vagas

Servidores, Gestores e Conselhereiros Estaduais de cultura – 10 vagas

Membros de organizações da Sociedade Civil e/ou Coletivos – 10 vagas

 

Período de Inscrição: 05 a 28 de Setembro de 2018

Orientações para Inscrições:

- 01 (uma) vaga por município

- O servidor estadual deve procurar o RH do órgão e solicitar inscrição.

- Servidores e conselheiros municipais e membros de organizações da Sociedade Civil e/ou Coletivos devem preencher a ficha de pré-inscrição, no site da Esesp (www.esesp.es.gov.br), e enviá-la por e-mail para inscricao@esesp.es.gov.br.

 

INFORMAÇÕES:

Esesp|Secretaria Escolar: (27) 3636-6713 |E-mail: inscricao@esesp.es.gov.br

 

Sobre o Palestrante:

Marcelo Lages - Formado em Educação Física, Tecnologia em Infantaria pelo Exército Brasileiro, Marketing e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas RJ. Com 30 anos de experiência na área cultural, foi por 20 anos Bailarino no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e trabalhando em mais de 16 países. Foi Diretor em diversas companhias do país e dirigiu grandes eventos , alguns voltados às Olimpíadas e Copa do Mundo. Também foi coreógrafo das Escolas de Samba do grupo especial  do Rio de Janeiro e atualmente é Gerente Cultural do Sistema Findes/SESI-ES.

Sobre os Instrutores:

Maraney Lopes Araujo - Graduada em Educação Física e Ciências Sociais pela UFES, e em Direito pela Estácio de Sá. Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Católica de Vitória e em Linguagem Audiovisual EAD. Mestranda em Filosofia pela UFES. Especialização em Cinema e,  É Servidora Pública Estadual. Experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nas áreas de Gerenciamento de Projetos, Captação de Recurso, Elaboração de Planejamento Estratégico, Orientação de equipes para desenvolvimento de atividades relacionadas a implantação de projetos, Planejamento e desenvolvimento de aplicativos para plataforma móbile, entre outros.

Paulo Sena - foi Analista Executivo do Funcultura, da Secult, de 2008 a 2013, integrando a equipe na gestão e fiscalização dos editais. Atualmente é produtor cultural, cineasta, roteirista, contista e dramaturgo. É também diretor artístico e produtor executivo da IN Pares cia de dança. É  Formado em economia, administração e cinema, com especializações em Gerenciamento de Projetos e em Assessoria de Comunicação. 

 

 

SOBRE A OFICINA

A Oficina de Projetos Culturais será realizada por profissionais docentes, aptos para a mediação pedagógica no campo profissional no campo de elaboração de projetos.

Conteúdos Essenciais: Como ler um edital de Projetos Culturais? Como buscar recursos para o Projeto?  Como elaborar o Projeto?  Como gerar percepção de valor para o projeto? Analise de projetos reais. Prática de escrita de projetos. Preenchimento de Formulários online.   

Formato: Semipresencial

Carga Horária: 60 horas

 

 

SOBRE O CONTEÚDO

                                                                  ETAPA 01 - PRESENCIAL

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Oferecer nivelamento de conteúdo em conceitos sobre planejamento, elaboração e viabilização de projetos.    

PALESTRA de abertura: “Estratégias para a elaboração e viabilização de projetos culturais”- ministrada por Marcelo Lages, Gerente Cultural do Sistema FINDES/SESI. 

WORKSHOP DE PROJETOS I

Conteúdos Essenciais:

A.      Conceitos Básicos de Projetos: Definição e conceituação de Projeto; as principais informações para elaborar um projeto; como tirar ideias do papel e estruturar em formato de projeto.

B.      Linhas de Fomento e Fontes de Financiamento: Sistemas de Convênios do Governo Federal; Editais da SECULT ES.

CARGA HORÁRIA - 8h

FORMATO DE APLICAÇÃO

- Palestra de abertura.                                                                                                                                        - Oficina com atividades em sala de aula após a palestra.

 

ETAPA 02 - EAD

ATIVIDADES PARA ESCRITA DO PROJETO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Estimular e orientar os participantes a aplicar na prática os conteúdos teóricos do workshop 01; desenvolver a escrita e a formatação de Projetos Culturais.

CONTEÚDOS ESSENCIAIS: Leitura técnica de editais; Desenvolvimento da escrita de projetos.

DESCRIÇÃO DOS CONTEÚDOS: Discussão sobre os itens essenciais para o planejamento e a elaboração de um projeto cultural: Apresentação; Objetivo; Justificativa; Público-alvo; Equipe; Etapas de trabalho; Cronograma de atividades; Orçamento; Plano de divulgação; Plano de distribuição e Plano de contrapartida. Apresentação dos Sistemas Públicos de Captação de Recursos disponíveis. Os participantes terão como base os formulários disponibilizados pela SECULT.

CARGA HORÁRIA - 12h

FORMATO DE APLICAÇÃO - Plataforma de Ensino a Distância EAD - Esesp

 

ETAPA 3 - PRESENCIAL

WORKSHOP DE PROJETOS II

Elaboração de Projetos na Prática

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Desenvolver habilidades textuais do projeto bem como as adequações técnicas para atendimento aos editais.

CONTEÚDOS ESSENCIAIS: Formatação de projeto; Identificação e ajuste das lacunas do Projeto elaborado.

DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO: O conteúdo a ser abordado será identificado em entrevista com o grupo a ser orientado.

CARGA HORÁRIA: 8h

FORMATO DE APLICAÇÃO: PRESENCIAL

 

ETAPA 4 - EAD

EXERCÍCIOS DE PRATICA DE ESCRITA DE PROJETOS

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Desenvolver habilidades textuais  para escrita de projetos

CONTEÚDOS ESSENCIAIS: Formatação de projeto; Identificação e ajuste das lacunas do Projeto elaborado.

DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO: Tarefas finais de elaboração de Projetos.

CARGA HORÁRIA: 12h

FORMATO DE APLICAÇÃO: Plataforma de Ensino a Distância EAD - Esesp

 

 

 

 

ETAPA 5 - PRESENCIAL

ORIENTAÇÕES PRESENCIAIS

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Oferecer aos participantes uma orientação específica quanto à escrita do projeto em elaboração, possibilitando sua finalização.

CONTEÚDOS ESSENCIAIS: Formatação de projeto; Identificação e ajuste das lacunas do Projeto elaborado, Esclarecimentos de dúvidas.

DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO: O conteúdo a ser abordado será identificado em entrevista com alunos e grupo a ser orientado.

CARGA HORÁRIA: 20h

FORMATO DE APLICAÇÃO:  PRESENCIAL, com atendimento individual agendado com os professores, conforme o cronograma de execução dessa etapa.

 

 

Normas da ESESP para a participação de servidores públicos nos cursos:

 

Nos últimos meses, o sistema da ESESP registrou um número significativo de servidores que se inscreveram nas ações, mas desistiram da participação em data próxima ao curso ou não compareceram aos encontros.

 

É sempre importante lembrar que, apesar das ofertas da Esesp não terem um custo direto para o servidor, elas são subsidiadas com recurso público, o que requer responsabilidade em seu uso.

 

Por esses motivos, a Esesp possui as Instruções de Serviço nº 048/2007 e 012/2012, que instituem critérios e prazos para inscrição e participação. De acordo com essas Instruções, fica estabelecido que:

 

  • É da responsabilidade da área de Recursos Humanos de cada órgão identificar, inscrever e acompanhar os servidores;

 

  • O servidor inscrito nos cursos da ESESP que não comparecer as aulas não poderá ser substituído por outro, sendo considerado DESISTENTE, não podendo participar de novos cursos por um período de 03 (três) meses;

 

  • A área de Recursos Humanos do órgão de origem do desistente deverá enviar a justificativa da ausência do cursista à Gerência da Secretaria Escolar que a avaliará. Sendo a justificativa julgada procedente, o cursista estará liberado da penalidade;

 

  • O prazo para os órgãos do Poder Executivo e municípios solicitarem a substituição de servidores inscritos nos cursos e demais ações de capacitação é de 48 (quarenta e oito horas úteis) antecedentes à data do seu início.

 

Desta forma, e com o objetivo de evitar que essa situação se mantenha, essas regras têm sido cumpridas com rigor.

 

Pedimos sua colaboração para informar os servidores da sua Secretaria/Órgão/Prefeitura sobre os procedimentos a serem tomados e mobilizá-los para a real importância da presença nas atividades educacionais promovidas pela ESESP que, com a união de forças, está sempre de portas abertas para ajudar a melhorar o serviço público por meio do conhecimento. 

 

Atenciosamente,

 

Gerência da Secretaria Escolar – GESE - (27) 36366713

Escola de Serviço Público do Estado Espírito Santo – ESESP

Esesp|Secretaria Escolar: (27) 3636-6713 |E-mail: inscricao@esesp.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar