20ª Mostra Tiradentes recebe inscrições para oficinas gratuitas
Em 2017, a Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 20 a 28 de janeiro, comemora duas décadas de realização. Até o dia 5 de janeiro estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas, tradicionalmente oferecidas ao público do evento. Serão dez modalidades, voltadas para públicos de diferentes idades e interesses, com uma oferta total de 240 vagas.
Para o público adulto, serão oferecidas as oficinas de "Assistência de direção", com Marcelo Caetano; "Direção de atuação para cinema", com Ricardo Alves Jr.; "Gif Lumiére - Mostra Tiradentes 20 anos", com Henrique Kopke; "Noções básicas de montagem e edição", com Daniel Brandi do Couto; "Realização em curta digital", com Luiz Carlos Lacerda; e "Trilha sonora aplicada", com Márcio Brant e Felipe Fantoni. Já o público infanto juvenil pode se inscrever nas oficinas "Animanídeos - Stop motion", com Henrique Kopke; "Cinema, artes plásticas e meio ambiente", com Daniella Penna; "Pinhole: fotografia sem câmera", com Bette Bullara; e "Por trás da câmera", com Anna Rosaura e Bete Bullara. Confira os detalhes sobre cada oficina aqui.
Os interessados devem preencher um formulário de inscrição, no site da Mostra Tiradentes. É permitida apenas uma inscrição por pessoa. Serão disponibilizadas 70 inscrições para cada oficina e dentre estas, a comissão organizadora do evento fará a seleção dos interessados de acordo com o número máximo de vagas de cada oficina e de acordo com os critérios por ela definidos. Clique aqui para ler o regulamento das oficinas.
Homenagem à Leandra Leal e Helena Ignez
Para o evento deste ano, que terá como temática central "Cinema em reação, cinema em reinvenção", foram escolhidas como homenageadas as atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal.
As homenagens serão prestadas na abertura da Mostra, no dia 20 de janeiro (sexta), no Cine Tenda, com a entrega do Troféu Barroco, oficial do evento. Na sequência, acontece a exibição do documentário Divinas Divas, estréia de Leandra Leal na direção. O tributo se estende no fim de semana, com a exibição dos filmes da Mostra Homenagem: Nome Próprio (2007), de Murillo Salles, com Leandra; A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla, com Helena; e o curta A Miss e o Dinossauro (2007), dirigido por Helena. Também no fim de semana, ocorre o debate “O percurso de Helena Ignez e Leandra Leal”, que vai reunir as duas no centro de um bate-papo com a plateia.
Programação de curtas e longas em competição
Grande parte da programação do evento, que tradicionalmente abre o calendário de festivais nacionais, já foi divulgada. Entre os curtas-metragens, são 72 títulos, representando a produção de 11 estados brasileiros, divididos em dez mostras temáticas: Mostra Foco, Panorama, Homenagem, Praça, Cena Mineira, Cena Regional, Experimentos, Formação, Jovem e Mostrinha. Clique aqui para conhecer a programação de curtas.
Já a Mostra Aurora, dedicada à exibição de longas-metragens inéditos de realizadores em início de carreira, completa dez anos em 2017. Sete filmes serão avaliados pelo Júri da Crítica e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios oferecidos pelos parceiros do evento. Foram selecionados “Baronesa”, de Juliana Antunes; “Corpo Delito”, de Pedro Rocha; “Eu não Sou Daqui”, de Luiz Felipe Fernandes e Alexandre Baxter; “Histórias que nosso Cinema (não) Contava”, de Fernanda Pessoa; “Sem Raiz”, de Renan Rovida; “Subybaya”, de Leo Pyrata; e “Um Filme de Cinema”, de Thiago B. Mendonça.
Para mais informações sobre a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, acesse o site oficial.
Informações: Agência Nacional do Cinema (ANCINE)