Financiamento Coletivo

O Financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral, de pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, pequenos negócios e start-ups, iniciativas de software livre, projetos culturais em geral, entre outros.

Em suma, nada mais é do que utilizar sua rede social digital para, através da divulgação também digital do projeto, pedir doações para pessoas que gostariam que o objetivo fosse alcançado. Esse é o principio básico do financiamento coletivo. É usual que seja estipulada uma meta de arrecadação que deve ser atingida para que o projeto seja viabilizado. Caso os recursos arrecadados sejam inferiores à meta, o projeto não é financiado e o montante arrecadado volta para os doadores. 

Para facilitar, pode ser dividido em 4 ou 5 segmentos maiores, que representam os objetivos de cada tipo de projeto e de resultados a serem alcançados, sendo mais comuns o financiamento para projetos culturais, o financiamento de produtos ou serviços, existentes ou em desenvolvimento, o financiamento para a abertura de startups (nova empresas), também chamado equity crowdfunding, financiamento de empréstimos para pessoas ou empresas, também chamado de lending crowdfunding etc.

Cada um desses formatos possui características próprias, de acordo com cada país, já que a existência de legislação especifica sobre o tema ainda é bastante restrito. Todos os segmentos, porém, já possuem referências mundiais e projetos bem sucedidos, em todas as esferas. No Brasil, os mais comuns e bem sucedidos estão na seara social, cultural, filatrópica e produtos e serviços. Já o segmento de equity está dando seus primeiros passos e indica um crescimento estruturado nos próximos anos.

Atualmente, existem várias plataformas de arrecadação de crownding, cabendo aos idealizadores do projeto a escolha da opção que melhor atendem aos seus objetivos, no que tange ao tipo de campanha, se o projeto é recorrente ou não, as taxas administrativas de cada plataforma etc. 

Se você é produtor, artista, gestor ou empreendedor cultural e tem um projeto interessante, mas não conseguiu o dinheiro para o orçamento planejado e está complicado obter patrocínio pelo jeito tradicional? Não fique preocupado! O crowdfunding lhe ajuda a tirar seu projeto do papel. Confira abaixo alguns sites para financiamento coletivo:

 

Vakinha: https://www.vakinha.com.br/

Kickante: www.kickante.com.br.

Catarse: www.catarse.me

Benfeitoria: www.benfeitoria.com

Começa Aki: www.comecaki.com.br

Juntos com Você.com: www.juntos.com.vc

Queremos: www.queremos.com.br

Indiego Go: www.indiegogo.com 

Recorrente: https://recorrente.benfeitoria.com/

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar