Editais Estaduais

Fundo de Cultura do Espírito Santo (FUNCULTURA)

Editais da Cultura

Desde 2009, artistas, produtores e agentes culturais do Estado possuem acesso a uma nova forma de apoio para financiamento da atividade culturais, o Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo - FUNCULTURA (Lei Complementar nº 458 de 21/10/2008), cujos recursos visam a incentivar a formação e a fomentar a criação, a produção e a distribuição de produtos e serviços que usem o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos, e a tornar a atividade cultural uma importante estratégia nos programas de desenvolvimento do Estado do Espírito Santo.

O acesso aos recursos do FUNCULTURA é transparente e democrático, através da publicação de Editais públicos anuais que possibilitam ao cidadão capixaba a realização de projetos culturais de interesse público e de forte impacto social. Podendo assim, identificar demandas ainda pouco explícitas e, ao mesmo tempo, estimular a inovação, a experimentação, novas proposições e abordagens criativas de questões culturais contemporâneas. Estão previstas também formas de financiamento, por intermédio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo - Bandes, para desenvolvimento de projetos culturais.

Aumentar o investimento em cultura significa, portanto, estimular uma forma de desenvolvimento apoiada na criatividade e na expansão da produção cultural que, além de gerar trabalho e renda, fortalecerá, ao mesmo tempo, a nossa identidade. O recurso do FUNCULTURA acarreta a médio prazo a estruturação do mercado e a entrada de novos agentes no sistema de produção cultural, o aprimoramento na elaboração de projetos culturais e, conseqüentemente, a qualificação dos responsáveis pela execução de programas, projetos e ações culturais.

= Confira abaixo os Editais da Cultura que abriram inscrições em 2017:

Obs.: as inscrições já se enceraram. Confira nos links abaixo as próximas etapas de cada edital.

- Edital 001/2017 - Locomoção

Podem participar Pessoas Físicas, Grupos ou Coletivos (agrupamentos de duas ou mais pessoas físicas, sem personalidade jurídica e que seja representado por pessoa física), e Pessoas Jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, desde que possuam caráter estritamente artístico ou cultural.

22 prêmios com valor individual de R$ 20.000,00 / TOTAL: R$ 440.000,00

- Edital 003/2017 - Cultura Hip Hop

Seleção de projetos de preservação, fortalecimento, difusão, conhecimento e intercâmbio da cultura hip hop, nas manifestações de dança, grafite, DJ e MC. Podem participar Pessoas Físicas, Grupos ou Coletivos (agrupamentos de duas ou mais pessoas físicas, sem personalidade jurídica e que seja representado por pessoa física), e Pessoas jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, desde que possuam caráter estritamente artístico ou cultural.

30 prêmios com valor individual de R$ 10.000,00 / TOTAL: R$ 300.000,00

- Edital 005 /2017- Pontos de Memória

Projetos visando ao reconhecimento, incentivo e fomento das ações desenvolvidas por iniciativas de memória e museologia social, com valorização da identidade cultural local, promovendo o protagonismo comunitário e oportunidades para que diferentes Grupos possam expor suas memórias.

Podem participar Grupos ou Coletivos (agrupamentos de duas ou mais pessoas físicas) sem personalidade jurídica e que seja representado por pessoa física, mediante apresentação de declaração de representação; e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, desde que possuam caráter estritamente artístico ou cultural.

09 prêmios com valor individual de R$ 20.000,00 / TOTAL: R$ 180.000,00

- Edital 006/2017 - Incentivo à Leitura

Apoio a projetos de fortalecimento da política de estímulo à leitura, formação de leitores e difusão da produção literária, em especial capixaba, por meio de acesso a livros, oralidade e outras mídias. Podem participar Pessoas Físicas, Grupos ou Coletivos (agrupamentos de duas ou mais pessoas físicas, sem personalidade jurídica e que seja representado por pessoa física), e Pessoas Jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, desde que possuam caráter estritamente artístico ou cultural.

10 prêmios com valor individual de R$ 15.000,00 / TOTAL: R$ 150.000,00

- Edital 007/2017 - Obras Literárias

Apoio à publicação e difusão da produção literária capixaba, com textos pertinentes a um dos seguintes gêneros literários: romance, conto, crônica, poesia, literatura infanto-juvenil, história e memória, biografia e ensaio sobre a cultura. Podem participar somente pessoas físicas, autores de texto literário inédito (não-publicado ou não divulgado ao público), exceto no gênero crônica.

15 prêmios com valor individual de R$ 20.000,00 / TOTAL: R$ 300.000,00

- Edital 008/2017 - Culturas Populares

Apoio a propostas culturais protagonizadas por mestres, grupos e instituições que visem ao fortalecimento das manifestações tradicionais populares com ações voltadas à manutenção, preservação, registro e circulação, com o objetivo de salvaguardar e preservar as atividades e manifestações culturais, valorizando a cultura popular e tradicional do Espírito Santo.

10 prêmios com valor individual de R$ 20.000,00 / TOTAL: R$ 200.000,00

Edital 009/2017 - Mestres

Premiação da atuação dos Mestres e Mestras das manifestações das culturas populares e tradicionais, fortalecendo, reconhecendo e divulgando seus saberes e fazeres, com a concessão aos contemplados do Título e Certificado de "Mestre da Cultura Popular do Estado do Espírito Santo". Podem participar somente pessoas físicas. O proponente deverá ter participação comprovada em atividades folclóricas há no mínimo 20 (vinte) anos. O proponente somente poderá se inscrever como mestre e mestra de uma única manifestação.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard