Apresentação

Uma preocupação recorrente entre os artistas e produtores culturais é como e onde captar recursos. Visando a dar transparência ao processo de seleção e apoio a projetos culturais, as instituições públicas e o setor privado cada vez mais, vem adotando o concurso ou edital público para o acesso às fontes de recursos.

Realizar um bom projeto, identificar as fontes e conhecer os limites e características de cada uma é o primeiro passo na busca de viabilidade de uma ideia. Sendo assim, a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, SECULT, torna público o presente Guia de Fomento e Financiamento da Cultura, reunindo em uma única plataforma fontes de recursos que se encontravam espalhadas por todo o território nacional.

Este material de orientação é composto de um Guia de Fomento da Cultura, que visa a facilitar ao proponente, de forma sempre atualizada, o acesso às principais fontes de financiamento, públicas e privadas, federais, estaduais e de municípios capixabas, até as mais recentes fontes coletivas de financiamento. E de um Guia do Investidor com o objetivo de difundir junto ao empresariado as formas de investimento em cultura, além dos mecanismos de incentivo fiscal disponíveis.

Nesse mesmo site, os realizadores podem ainda consultar a cartilha “Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas”, uma abordagem sistêmica das três etapas que compõem um projeto cultural, publicada pelo Instituto Alvorada Brasil e o Sebrae Nacional/2012.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar