07/02/2017 13h47

Conheça o resultado da primeira fase do Longa BO Afirmativo

Ministério da Cultura (MinC) divulgou nesta terça-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o resultado da primeira fase de seleção do edital Longa BO Afirmativo. Como os recursos impetrados por participantes não selecionados foram indeferidos, o resultado preliminar, divulgado no DOU de 27 de janeiro deste ano, foi considerado final da primeira fase.

Lançada em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2, a iniciativa destina-se à seleção de três projetos de produção independente de obras cinematográficas de longa-metragem de baixo-orçamento, inéditas, de ficção, com uso ou não de técnicas de animação, com temática livre, dirigidas por cineastas afro-brasileiros e/ou negros. Os projetos selecionados poderão receber até R$ 1,25 milhão, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O orçamento total de cada projeto não pode ultrapassar R$ 1,8 milhão. 
 
A política de fomento a conteúdos audiovisuais é fundamental para a renovação e permanência do cinema brasileiro. É competência da Secretaria do Audiovisual do MinC a descoberta e a formação de novos talentos e o estímulo a produções de longa-metragem de baixo orçamento é uma ação estratégica e fundamental para a formação de novos cineastas.  Além disso, por não ter que se encaixar na lógica mercadológica, o apoio à produção de filmes de baixo orçamento estimula a inovação da linguagem e da estética audiovisual. 
  
Apesar de ter valores considerados abaixo do mercado, filmes de baixo orçamento, muitas vezes, conseguem alcançar uma boa repercussão nacional – sendo aclamados por público e crítica. Nos últimos 11 anos, a Secretaria do Audiovisual finalizou seis editais para filmes de baixo orçamento e teve 38 filmes contemplados. Essas produções participaram de diversos festivais ao redor do mundo, incluindo cerca de 80 eventos nacionais e 60 internacionais, competindo, ganhando prêmios, visibilidade e reconhecimento da crítica especializada.
Aces
 
Informações:
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar