11/12/2017 14h56

Convocatória para Resiliência: Residência Artística 2018 está com inscrições abertas

Foto: Silo - Arte e Latitude Rural

Artistas e curadores interessados em arte da performance e arte sonora podem se inscrever na Resiliência: Residência Artística, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, organização da sociedade civil que se dedica a acolher e a difundir projetos culturais em zonas rurais, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio transdisciplinar entre diferentes áreas – sobretudo arte, ciências e tecnologias – e estimular o cruzamento entre técnicas intuitivas e saberes científicos.

Em sua segunda edição a residência acolherá artistas e curadores interessados em desenvolver seus trabalhos em espaços rurais e/ou de resiliência ambiental entre os dias 22 de fevereiro e 14 de março de 2018. Em suas edições a residência propõe um estudo sobre a estética da resiliência seja ela caracterizada como lugar, estado, forma, seja aplicada à pessoa, ambiente, animal ou coisa.

As inscrições para a residência serão feitas exclusivamente através do email: resilience.residence@silo.org.br. O prazo limite para as inscrições é até 30 de dezembro de 2017. Se selecionada ou selecionado, cada artista receberá: passagens (ida e volta) de seu local de origem, alojamento privado ou compartilhado com uma pessoa, estúdios compartilhados, alimentação gratuita e a quantia de R$ 2.000,00 por projeto. No final da residência será realizada uma mostra com os trabalhos desenvolvidos e, após, haverá uma publicação.

A residência acontecerá entre a Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari e o Planalto do Parque Nacional do Itatiaia, ambos localizados na Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro. O entorno também estará disponível para a realização dos trabalhos. A Serrinha do Alambari é parte integrante de uma Área de Proteção Ambiental (APA), situada no município de Resende (RJ), na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia, Serra da Mantiqueira, a oeste da estrada para Visconde de Mauá (RJ-163). Sua área total corresponde a 4.500 hectares.

Esta área tem a particularidade de integrar zona rural e zona de proteção ambiental. A Serrinha conta com cerca de 1.000 habitantes, possui manufatura em pequena e média escala, comércio e atividade turística. A APA (Área de Proteção Ambiental) da Serrinha do Alambari abrange as comunidades de Serrinha e Capelinha, protegendo a parte alta das microbacias dos rios Alambari e Pirapitinga.

Mais informações, acesse AQUI o regulamento da convocatória.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar