15/02/2018 10h21 - Atualizado em 15/02/2018 10h23

CPLP Audiovisual abre inscrições para seleção de documentários

Estão abertas até 6 de abril as inscrições para a terceira edição do Concurso Internacional DOCTV CPLP, promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O concurso irá selecionar nove documentários, um de cada país-membro do bloco – Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Todos os projetos deverão ser inéditos e apresentar uma visão original e contemporânea da realidade socioeconômica dos integrantes da comunidade. 

Podem participar realizadores e produtores dos países-membros da CPLP. Não há limite de candidaturas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://pav.cplp.org. A divulgação dos projetos selecionados está prevista para 9 de maio.

Os vencedores receberão um prêmio de 50 mil euros para realizar seus projetos. Os selecionados também poderão participar da Oficina de Desenho Criativo de Produção, que será realizada em maio deste ano. O objetivo é fomentar a produção de documentários e tornar a CPLP uma plataforma efetiva de visibilidade do audiovisual de língua portuguesa. 

Os documentários selecionados serão exibidos em faixas nobres de programação em emissoras públicas de tevê componentes da Rede CPLP Audiovisual. No Brasil, caberá à TV Brasil exibir com exclusividade os filmes vencedores do DOCTV CPLP. 

Inscrições

CPLP Audiovisual

A CPLP Audiovisual, braço do programa de intercâmbio cultural entre os povos dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, tem como um de seus objetivos o fomento à troca de experiências entre criadores e produtores audiovisuais dos países do bloco. O programa, destinado exclusivamente às produções audiovisuais, também pretende implantar políticas públicas integradas de difusão do conteúdo desenvolvido em qualquer uma das nove nações integrantes.  

O objetivo é consolidar a Rede CPLP Audiovisual como plataforma de produção e circulação de conteúdos. A Rede é o conjunto dos Polos Nacionais formados pelas autoridades audiovisuais e televisões públicas dos países membros da CPLP. Além disso, a CPLP Audiovisual, que é realizado no Brasil por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), quer ainda gerar ambientes de negócio e criar dinâmicas favoráveis à produção e circulação de conteúdos audiovisuais de língua portuguesa nos diversos mercados nacionais e no mercado mundial.

Fonte: Ministério da Cultura (<https://goo.gl/59tn5G>).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar