13/07/2016 12h51 - Atualizado em 13/07/2016 12h52

Abertas inscrições para os Encontros com o Cinema Brasileiro com Festival Internacional de Documentários de Amsterdã

Estão abertas a partir desta segunda, 27 de junho, até as 23h59 do dia 10 de julho, as inscrições para a décima sétima edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. Nesta etapa, os Encontros serão com o Festival Internacional de Documentários de Amsterdã - IDFA, que acontece de 16 a 27 de novembro, na Holanda. Devido ao perfil do evento, totalmente dedicado ao documentário, o programa receberá apenas inscrições de filmes do gênero.

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

Excepcionalmente, o curador do IDFA não virá ao Brasil para esta edição. Ele selecionará, a partir do material das inscrições, de dez a doze filmes que serão avaliados pela curadoria do festival e para os quais serão retirados os custos de inscrição no evento.

Inscrições

O programa aceita inscrições de documentários de longa-metragem de produção independente já finalizados e ainda inéditos fora do território nacional, ou obras em fase de finalização que já possuam corte provisório de imagem e som. Os interessados em participar devem preencher oformulário de inscrição online no Portal ANCINE até o dia 10 de julho, indicando um link onde esteja disponível para visualização um teaser/trailer, com duração entre 2 e 5 minutos, legendado em inglês. As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados ao curador,  que selecionará de dez a doze filmes, dos quais ao menos dois devem ser de associados do Programa Cinema do Brasil, parceiro institucional do programa.

Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro

O programa Encontros com o Cinema Brasileiro foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Veneza, San Sebastián, Locarno, Toronto, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance e Roma.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar