14/12/2017 15h35

Fundação Clóvis Salgado (MG) abre inscrições para os editais de ocupação de Artes Visuais e de Fotografia

Estão abertas as inscrições para os editais de Ocupação de Artes Visuais e de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado para a realização de exposições em 2018. Comemorando sua 11ª edição no próximo ano, e realizado de forma consecutiva desde 2015, o Edital de Ocupação de Artes Visuais irá selecionar três projetos para as galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). E, pelo 2º ano seguido, haverá seleção de dois projetos para o Edital de Ocupação de Fotografia da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.

Ao todo, cinco trabalhos serão selecionados para a edição do próximo ano dos editais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de dezembro de 2017. O resultado será divulgado em 23 de janeiro de 2018. Podem se inscrever artistas e coletivos do Brasil e, do exterior, desde que possuam visto de permanência definitivo no país. A ficha de inscrição e orientações sobre a documentação exigida estão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado (FCS): www.fcs.mg.gov.br.

As inscrições só poderão ser feitas via Correios, com data limite de postagem em 22 de dezembro de 2017. Além disso, devem ser endereçadas à Gerência de Artes Visuais da FCS, com a seguinte identificação na frente do envelope: Edital de Fotografia 2017, para inscrição de fotografia; e Edital de Artes Visuais, para inscrição de Artes Visuais 2017. No verso do envelope deve constar as seguintes informações: nome e endereço do artista ou do representante do grupo. 

Sobre os editais

Desde 2015 a FCS tornou o Edital de Ocupação de Artes Visuais anual e criou um edital especifico para fotografia. A inciativa pretende estimular a nova produção nas artes visuais em âmbito nacional. Os artistas selecionados receberão R$5.500,00, para cada exposição coletiva, e R$4.000,00 para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de Artes Visuais e de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado. A Instituição também garantirá a publicação de um catálogo das exposições.

A Comissão de Seleção do Edital contará com a participação de profissionais convidados, com notória especialização em Artes Visuais. Serão avaliados os portfólios dos inscritos e os projetos apresentados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.

Para o edital de Ocupação de Artes Visuais, já foram selecionados artistas como Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Éder Oliveira, Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, Marcelo Armani, Nydia Negromonte, Ricardo Burgarelli e Ricardo Homen. Já para o Edital de Ocupação de Fotografia, a CâmeraSete recebeu trabalhos de Luiza Baldan, Nelton Pellenz, Tiago Aguiar e do Coletivo Família de Rua.

Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelos telefones (31) 3236-7363/7364 ou pelo e-mail artesvisuais@fcs.mg.gov.br.

SERVIÇO

Edital de Ocupação de Artes Visuais e Fotografia

Inscrições: www.fcs.mg.gov.br

Período: de 07 de novembro até 22 de dezembro de 2017

Informações para a imprensa: (31) 3236-7378

Júnia Alvarenga (31) 98408-7084 | junia.alvarenga@fcs.mg.gov.br

Vítor Cruz (31) 99317-8845 l vitor.cruz@fcs.mg.gov.br

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (<http://www.cultura.mg.gov.br/gestor-cultural/fomento/circula-minas/story/4544-fundacao-clovis-salgado-abre-inscricoes-para-os-editais-de-ocupacao-de-artes-visuais-e-de-fotografia>).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar