25/10/2016 15h04

Inscrições abertas para 2ª edição do Opus I – Concurso para Jovens Compositores Brasileiros

A Orquestra Filarmônica de Goiás está recebendo inscrições para a 2ª edição do Opus I - Concurso para Jovens Compositores Brasileiros. A iniciativa tem como objetivo divulgar o trabalho de novos compositores. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de Outubro de 2016

Quatro obras serão selecionadas e ensaiadas pela Orquestra Filarmônica de Goiás no dia 28 de novembro de 2016, sob a regência do maestro titular, Neil Thomson, o que contará com a presença dos compositores. Após o ensaio, a Comissão Julgadora irá escolher uma obra vencedora, que será executada na Temporada Oficial de 2017, bem como a partitura da obra vencedora será publicada pela Orquestra Filarmônica de Goiás. 

  No ano passado, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu dez inscrições de compositores de várias regiões do país. Destas, quatro foram escolhidas para a grande final. As obras foram avaliadas pelo Regente Titular e Diretor Artístico da Filarmônica, Neil Thomson, pelo maestro Alessandro Borgomanero e pelo consagrado compositor brasileiro Ronaldo Miranda. O vencedor do concurso foi o compositor Helder de Oliveira, com sua obra Frustum. “ Frustum” foi executada pela Orquestra Filarmônica de Goiás no concerto do dia 25 de setembro de 2016, que contou com a batuta do maestro Neil Thomson e solo do pianista brasileiro Cristian Budu.

Podem concorrer compositores brasileiros natos ou naturalizados e que tenham no máximo 35 anos. Cada candidato pode concorrer com uma única obra, que deve ser inédita. As obras inscritas devem ter entre 6 e 10 minutos, e só serão aceitas inscrições de obras sinfônicas. Ou seja, não poderão concorrer concertos nem obras vocais ou corais.

Todas as informações estão disponíveis no edital do Concurso: Edital Opus I – Segunda edição. Mais informações: (62) 3201-4926.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar