Inscrições abertas para o 47º Festival Internacional de Cinema de Roterdã
Estão abertas as inscrições para a 47ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, que acontece entre os dias 24 de janeiro e 4 de fevereiro de 2018. A seleção é aberta a longas-metragens de ficção, documentários criativos, filmes experimentais, curtas-metragens e produções inovadoras feitas para mídias digitais, e os prazos de inscrição variam de acordo com a metragem e data de finalização.
Curtas-metragens finalizados antes de julho de 2017 já estão com o prazo de inscrição finalizado. Curtas finalizados a partir de julho tem até o dia 1º de outubro e longas-metragens podem ser enviados até o dia 15 de outubro. O festival considera curtas-metragens aqueles filmes com menos de 60 minutos de duração.
Inscrições e premiação
O formulário de inscrição pode ser acessado mediante cadastro no site do festival; caso o responsável pela obra audiovisual já tenha realizado o cadastro para edições anteriores, não será necessário realizá-lo novamente. Após o pagamento da taxa de inscrição (€27,50 para curtas-metragens e €50 para longas), o filme deve ser enviado digitalmente, via Vimeo, ou por via postal, em DVD, de acordo com as especificações de formato contidas no regulamento. No ato da inscrição, o responsável concorda com a inclusão da obra na videoteca digital do festival, disponível para consulta por usuários registrados.
A curadoria do festival decidirá as seções nas quais os filmes selecionados serão exibidos - Competição Hivos Tiger Awards (para filmes inéditos, que sejam o primeiro, segundo ou terceiro longa de seu diretor), Competição Tiger Awards para Curtas (preferencialmente inéditos no mundo ou na Europa), ou as seções Big Screen e Bright Future. O calendário de exibições será divulgado publicamente em janeiro.
Longas competindo pelo prêmio Hivos Tiger concorrem à soma de 40 mil euros; já o prêmio para curtas-metragens em competição é de 3 mil euros.
Sobre o Festival de Roterdã
O Festival Internacional de Cinema de Roterdã apoia produções independentes e inovadoras não apenas na seleção de filmes, mas também por meio da realização de atividades paralelas, como a área de indústria CineMart e o fundo de apoio Hubert Bals, que auxilia projetos audiovisuais de países em desenvolvimento.
Para mais informações, acesse o site oficial da 47ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã.
Fonte: Agência Nacional do Cinema (Ancine)