22/05/2018 15h15

Inscrições abertas para o Dia Internacional da Animação

Estão abertas até 15 de junho as inscrições de curtas-metragens de animação brasileiros para a 15ª edição do Dia Internacional da Animação. Os filmes selecionados irão compor a Mostra Nacional e a Mostra Infantil, cada uma com uma hora de duração, e serão exibidos em mais de duzentas cidades em todo o Brasil no dia 28 de outubro deste ano. O evento conta com patrocínio do Ministério da Cultura (MinC).

Podem se inscrever curtas-metragens e episódios de séries de animação de qualquer técnica que não tenham participado de pré-seleções nas edições anteriores. As inscrições devem ser feitas neste link. A lista dos filmes selecionados para o Dia Internacional da Animação será divulgada no dia 15 de julho nos sites www.diadanimacao.com.br e www.abca.org.br.

Dia Internacional da Animação

Foi em 28 de outubro de 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o Dia Internacional da Animação, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. 

No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e é tradicionalmente realizado em centenas de cidades de todos os estados do Brasil. O evento tem objetivo exibir filmes, estimular debates, divulgar as atividades dos profissionais de animação brasileiros, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas plateias, integrar e motivar o público de cinema no país.

Inscrições

Regulamento

Fonte: Ministério da Cultura (https://bit.ly/2LocI8K).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar