15/03/2017 15h21 - Atualizado em 15/03/2017 15h22

Longa BO Ficção: resultado preliminar de habilitação

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial da União, o resultado preliminar da fase de habilitação do edital Longa BO Ficção. A iniciativa é resultado de parceria da Secretaria do Audiovisual do MinC com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). 

Os projetos não selecionados têm prazo de quatro dias úteis, a partir da data de hoje, para entrarem com pedido de reconsideração, o que deverá ser realizado exclusivamente mediante o envio de formulário específico para o endereço eletrônico concurso.sav@cultura.gov.br. Os pedidos de reconsideração não admitem saneamento de pendências e/ou inclusão de novos documentos.
 
Serão selecionados 10 projetos para a realização de filmes de baixo orçamento, inéditos, de ficção. Os projetos poderão receber até R$ 1.250.000. O orçamento total de cada projeto não pode ultrapassar R$ 1.800.000. 
 
A política de fomento a conteúdos audiovisuais é fundamental para a renovação e permanência do cinema brasileiro. É competência da SAv a descoberta e a formação de novos talentos. O estímulo a produções de longa-metragem de baixo orçamento – conhecido com Longa BO – é uma ação estratégica e fundamental para a formação de novos cineastas.  Além disso, por não ter que se encaixar na lógica mercadológica, o apoio à produção de filmes de baixo orçamento estimula a inovação da linguagem e da estética audiovisual. O incentivo à experimentação é, ainda, uma competência histórica da SAv.

Apesar de ter valores considerados abaixo do mercado, filmes de baixo orçamento, muitas vezes, conseguem alcançar uma boa repercussão nacional – sendo aclamados por público e crítica. Nos últimos 10 anos, a Secretaria do Audiovisual finalizou seis editais para filmes de Baixo Orçamento e teve 38 filmes contemplados. Essas produções participaram de diversos festivais ao redor do mundo, competindo, ganhando prêmios, visibilidade e reconhecimento da crítica especializada. 

Resultado preliminar da fase de habilitação

Formulário de recurso

 
Informações: Ministério da Cultura
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar