23/04/2018 11h12

MinC, Abragames e UFRGS lançam curso gratuito de jogos

O curso "O setor de games no Brasil: dicas e desafios para empreendedores", que oferece capacitação gratuitamente para o mercado de jogos eletrônicos, já está disponível na internet. A iniciativa é resultado de parceria do Ministério da Cultura com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NECCULT-UFRGS). As inscrições podem ser feitas a qualquer momento, na plataforma de cursos on-line Lúmina, da UFRGS. 

Com duração total de 30 horas, as aulas oferecem conteúdo em vídeos e textos, no formato de educação a distância. Esse é o segundo de uma série de três cursos, concebida a partir de debates da edição de 2017 do Brazil's Independent Game Festival (BIG Festival), maior festival de jogos independentes da América Latina.

A ideia é oferecer aos desenvolvedores as melhores possibilidades de se inserir e sobreviver no mercado de jogos eletrônicos. Há três eixos: finanças, relacionamentos com parceiros e aspectos legais. 

O curso apresenta um panorama das opções de financiamento para o desenvolvimento de games e de como obter renda na atividade. Além disso, oferece dicas para o relacionamento com outros atores do mercado, tais como agentes, parceiros e publishers. Trata, ainda, dos cuidados legais que se deve ter nas etapas de contrato, alfândega e licenciamento. Por fim, aborda os aprendizados com casos bem e malsucedidos.

Outros cursos

O primeiro curso, ainda disponível ao público − "Setor de games: panoramas, carreiras e oportunidades" −, foi concebido tanto para iniciantes quanto para quem já dispõe de informações sobre o mercado de jogos. 

Com cinco aulas, o primeiro curso oferece uma análise inicial do setor, sua importância na economia criativa, nas estruturas das desenvolvedoras independentes e na articulação de comunidades para permitir um crescimento conjunto do setor. Também mostra quais são as possíveis áreas de atuação dentro do mercado de games: roteirista, programador e designer, entre outras.

Até junho, deverá ser lançado o terceiro curso − "Internacionalização no setor de games" −, que apresentará oportunidades de atuação internacional e a rede de apoio já estruturada para ajudar os desenvolvedores nessa nova etapa de negócios.

O BIG Festival 2018 será realizado de 23 de junho a 1º de julho, simultaneamente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em São Paulo, no dia 26, haverá uma solenidade de entrega de certificados para as dez primeiras pessoas que tiverem completado os três cursos. 

Desde 2009, o MinC investe em games, por meio de editais: a Agência Nacional do Cinema (Ancine) já destinou R$ 20 milhões e as Secretarias do Audiovisual e da Economia da Cultura, R$ 3 milhões.

Fonte: Ministério da Cultura (https://bit.ly/2H5hvJD).

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