11/12/2017 11h10

Programa Ibermedia divulga vencedores da Convocatória 2017

O Programa Ibermedia anunciou o resultado de sua convocatória 2017. Ao todo foram 110 projetos selecionados, sendo 51 na Chamada Pública de coprodução e 59 na de desenvolvimento. O Comitê Intergovernamental do Ibermedia se reuniu na quarta-feira, 6 de dezembro, em San José, na Costa Rica, durante o Festival Internacional de Cinema da Costa Rica. Foi a primeira vez que o encontro contou com a participação de um representante da Itália, como país convidado. A ANCINE foi representada pela Assessora Internacional, Ana Julia Cury Cabral.

Entre os contemplados no edital de coprodução estão três projetos apresentados por empresas brasileiras: “Señoritas", da Vilarejo Filmes, em parceria com a Home Filmes (México); "Obreiro", da Desvia Produções, em parceria com a BuenaVentura Producciones (México) e a Snowlobe (Dinamarca); e "O clube dos anjos", da Sobretudo Produção Audiovisual em parceria com a Dezenove Som e Imagem e a Ukbar Filmes (Portugal).

"O clube dos anjos", com direção de Ângelo Defanti, já havia sido contemplado na última edição do edital de coprodução Brasil-Portugal, realizado pela ANCINE e pelo ICA/IP - Instituto do Cinema e do Audiovisual, de Portugal. Já "Obreiro", novo projeto de Gabriel Mascaro, foi um dos contemplados na edição 2017 do edital binacional com o Uruguai, organizado pela ANCINE e pelo ICAU - Instituto de Cinema y Audiovisual, do Uruguai.  

Outros sete projetos entre os aprovados, apresentados por produtoras da Colômbia, Chile, Equador, Itália, Portugal e Uruguai, também contam com empresas brasileiras como coprodutoras.

Confira aqui a lista dos 51 longas-metragens vencedores na Chamada Pública de apoio à coprodução do Programa Ibermedia 2017.

Na Chamada Pública de apoio ao desenvolvimento de projetos, o Brasil, com 8 filmes, foi o país com o maior número de selecionados: "Quando minha vida era minha vida", da Cinematográfica Superfilmes; "Tia Virgínia", da Roseira Filmes; "Fim da primeira parte", da Planetario Filmes; "Amici, Cinema Italiano e Cinema Brasileiro", da Olhar Femminino Produções; "Caminho Aberto", da Estrangeira Filmes; "Casarão", da Novelo Filmes; "Doce Inferno na Galáxia", da Neoplastique Entretenimento; e "Viúvos", da Barry Company Produções Audiovisuais.

Confira aqui a lista com todos os 59 contemplados no edital de apoio ao desenvolvimento de projetos do Programa Ibermedia 2017.

Saiba mais sobre o Programa Ibermedia

O Fundo Ibero-americano de apoio Ibermedia, criado em 1997 e hoje ratificado pelos 20 países membros e observadores da Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-americanas - CAACI (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, Italia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), estimula a promoção e a distribuição de filmes ibero-americanos. A missão do Programa Ibermedia é trabalhar para a criação de um espaço audiovisual ibero-americano, por meio de apoios financeiros e concursos abertos a todos os produtores de cinema independentes dos países-membros.

O Ibermedia faz parte da política audiovisual da CAACI, organismo internacional cujo objetivo é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional. Além do Ibermedia, a CAACI também mantém, entre seus programas, o Ibermedia TV, o DocTV LatinoAmérica e o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual.

Fonte: Agência Nacional do Cinema (Ancine) (<https://www.ancine.gov.br/pt-br/sala-imprensa/noticias/programa-ibermedia-divulga-vencedores-da-convocat-ria-2017>).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar