Programa Pontes, da Oi Futuro, está com inscrições abertas até o dia 28/02
O Oi Futuro e o British Council estão recebendo inscrições para o processo de seleção do Programa Pontes, que oferece novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e promove a produção artística do Reino Unido no Brasil.
O edital tem por objetivo a seleção de festivais brasileiros para receber aporte financeiro com o compromisso de incluir residências de criadores do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) em sua programação. Os artistas convidados deverão realizar a residência artística no Brasil pelo período mínimo de duas semanas.
Serão selecionados 10 festivais brasileiros, sem restrição de linguagem artística, a ser realizado em qualquer parte do território nacional. O valor total do edital é de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), sendo que cada festival contemplado contará com o aporte de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para realizar a residência.
O valor deverá contemplar os custos de: passagem aérea, hospedagem, visto de trabalho, transporte local, per diem/cachê, registro do processo, criação e produção da obra original pública do artista/grupo britânico.
Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta e as inscrições, que são gratuitas vão até o dia 28 de fevereiro no site da Oi Futuro. Somente Pessoas Jurídicas, cuja atividade fim seja referente à área cultural do produto principal apresentado na proposta, podem ser inscrever na seleção.
Acesse AQUI o regulamento do Programa Pontes.
Acesse AQUI o formulário de inscrição.
Sobre o Programa Pontes
O Programa Pontes visa à concessão de aporte financeiro a festivais brasileiros para a realização de residências de criadores britânicos, com o objetivo de construir redes internacionais efetivas e trocas artísticas consistentes e que, necessariamente, resultem em trabalhos públicos originais.
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. E promove a cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação.
O Programa Pontes permitirá manter o compromisso, de ambas as organizações, de fomentar os festivais brasileiros, reconhecendo a sua importância na dinâmica das cidades e no fomento à criação artística contemporânea, sempre promovendo: a troca entre artistas, criadores e gestores locais; o acesso do público a artistas internacionais; oportunidades de formação técnica e artística; o desenvolvimento de redes de conhecimentos e o intercâmbio cultural global.