16/05/2018 09h55

Prorrogado até 18 de junho o prazo para inscrições na Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas

A ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE anunciam a prorrogação do prazo de inscrições na Chamada Pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas. A linha disponibiliza R$ 70 milhões, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, distribuídos igualmente pelas cinco regiões do País. Os investimentos fomentarão a produção de 80 obras audiovisuais brasileiras independentes. Pelo novo prazo, as inscrições ficam abertas até o dia 18 de junho.

Em sua terceira edição, a Linha tem como objetivo a regionalização da produção de conteúdos audiovisuais independentes para destinação inicial ao campo público de televisão (segmentos comunitário, universitário e legislativo e em emissoras que exploram o serviço de radiodifusão pública e televisão educativa).

As diretrizes da Linha são definidas pelo Comitê Gestor do FSA e pelo Grupo de Planejamento  Executivo que inclui além da ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), a Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que fica responsável também pela gestão operacional da chamada pública. Todas as respectivas instituições e associações participam das comissões de seleção responsáveis pela seleção dos projetos, que avaliarão os projetos conforme cada região do país.

Podem apresentar projetos as empresas produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE que tenham sede na região em que se inscreverem, por no mínimo 02 (dois) anos, ou comprovada atuação de sócio nesta região, por igual período.

Os interessados devem preencher e finalizar a inscrição eletrônica disponível no Sistema FSA. Os projetos inscritos precisarão observar obrigatoriamente as descrições das propostas de programação definidas no Anexo I do edital. Os temas propostos estão divididos em blocos:

Bloco 1 (Tema Livre) – 15 obras

• 5 séries de ficção
  • 5 séries de animação
  • 5 séries documentário

13 Blocos Temáticos - 65 obras

• 2 blocos ficção (profissão / histórico)
  • 2 blocos animação (infantil e infanto-juvenil)
  • 9 blocos DOC (jovem, infantil, sociedade e meio ambiente, biográfico, diversidade de gênero, raça e religião, sexualidade, manifestações culturais, qualidade de vida).

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) disponibiliza uma seção de Perguntas e Respostas com o objetivo de tirar dúvidas sobre a Edição 2018 da Chamada Pública do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas). Acesse a Central de Atendimento da EBC (atendimento.ebc.com.br).