12/12/2017 10h49 - Atualizado em 12/12/2017 10h50

Revista ÉPOCA e Instituto Doar abrem inscrições para Prêmio Melhores ONGs 2018

Foto: Prêmio Melhores ONG's

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Doar e a revista ÉPOCA se unem para premiar a gestão e a transparência das Organizações Não Governamentais (ONGs) brasileiras. O Prêmio Melhores ONGs 2018 é o maior prêmio do terceiro setor no Brasil e objetiva identificar, reconhecer e utilizar como inspiração as entidades que mais se destacam em sua área de atuação. 

A premiação almeja que doadores e voluntários possam conhecer e tomar decisões por meio de descrições imparciais e informações precisas sobre as ONGs. O prêmio parte da premissa que, além de defender causas, todas as organizações devem trabalhar de acordo com os padrões de gestão e transparência, e assim alcançar a admiração e o apoio das pessoas.

Para orientar as organizações, o processo foi dividido em 5 temas: Causa e estratégia de atuação; Representação e Responsabilidade; Gestão e Planejamento; Estratégia de Financiamento e Comunicação e Prestação de Contas. O processo de inscrição da Melhores ONGs do Brasil funciona também pedagogicamente, uma vez que as informações cadastrais solicitadas servem de orientação. Todos os dados listados têm como premissa as melhores práticas e devem ser adotados por todas as organizações.

O prêmio não censura causas, não se trata de comparar se uma missão é melhor do que a outra. O que se avalia são a gestão e a transparência dos dados das organizações. As inscrições para esta edição começaram no dia 28 de novembro de 2017, Dia de Doar (ou Giving Tuesday, em boa parte do mundo) e vão até o dia 15 de fevereiro de 2018 pelo site www.melhores.org.br. No ano passado, foram 1.560 inscrições, sendo premiadas 100 organizações de 23 estados brasileiros.

As respostas de cada ONG serão utilizadas para se definir as melhores de cada categoria e estado. As tabelas e resultados serão destaque na mídia e estarão a disposição ao público em geral via web. Para esta edição, o sistema de avaliação será em duas fases antes de chegar à fase final de avaliação com os alunos e professores da Fundação Getulio Vargas. A primeira fase será de filtragem com questões que consideradas básicas pela organização. Já a segunda fase será de “desempates” por critérios mais qualitativos, em função dos materiais apresentados pelas organizações (planejamento estratégico, plano de captação etc).

Para mais informações, consulte o regulamento da premiação

Fonte: https://melhores.org.br/.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar