13/06/2017 16h55

Saiba como se inscrever no Prêmio Culturas Populares

O edital Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), vai premiar, com R$ 10 mil, 500 inciativas em todo o País que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras. Grupos e comunidades, pessoas físicas e jurídicas e familiares de mestres já falecidos poderão se candidatar até 28 de julho.  

Para isso, o candidato deverá apresentar apenas uma iniciativa cultural para seleção. A inscrição poderá ser feita pela internet ou por via postal e, em todos os casos, deverá ser preenchida documentação obrigatória (veja abaixo). O concorrente também poderá, tanto na internet quanto pelos Correios, fazer a inscrição oral, gravada em áudio ou vídeo, respondendo ao formulário exigido na categoria escolhida.
 
Caso opte pela candidatura on-line, o interessado deverá acessar o site http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb e se cadastrar como usuário do sistema SalicWeb, clicando em "não sou cadastrado". Caso já tenha cadastro no SalicWeb, deve fazer login normalmente e selecionar Edital Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros. A documentação obrigatória exigida no edital para inscrição deverá ser preenchida, assinada e anexada.
 
Pela via postal, será preciso enviar a documentação, exigida em cada categoria, com aviso de recebimento obrigatório (AR), simples ou entrega rápida, para o endereço:
 
Edital de Seleção Pública n.º 01, de 29/05/2017
Edital Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros
Setor Hoteleiro Sul - Quadra 02, Bloco "B", Ed. TELEX – Térreo
Caixa Postal: 8591
Brasília/DF - CEP 70.312-970
 
Confira os documentos exigidos para cada categoria:
 
1) Pessoas físicas (Mestres e Mestras):
a) formulário de inscrição (Anexo 1) respondido de forma escrita (à mão ou impressa) e devidamente assinado pelo(a) Mestre(a), ou oral (CD, DVD ou Pendrive); 
b) um documento (Anexo 4) que autoriza o Ministério da Cultura a divulgar as
imagens e informações contidas na inscrição e que responsabiliza o candidato pelos documentos e materiais apresentados; e
c) cópias de materiais que permitam aos avaliadores conhecer a atuação do(a)
Mestre(a), tais como: cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual (DVDs, CDs, fotografias, folhetos, matérias de jornal, páginas da internet, outros materiais).
 
2) Pessoas jurídicas:
a) cópia simples do estatuto da instituição e respectivas atualizações, se for o caso;
b) cópia simples da ata de eleição ou do termo de posse do dirigente em exercício;
c) formulário de inscrição respondido de forma escrita (à mão ou impressa) e devidamente assinado pelo(a) dirigente da Instituição, ou oral (CD, DVD ou Pendrive);
d) documento que autoriza o Ministério da Cultura a divulgar as
imagens e informações contidas na inscrição e que responsabiliza o candidato pelos documentos e materiais apresentados; e
e) cópias de materiais que permitam aos avaliadores conhecer a atuação da Instituição, tais como: cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual (DVDs, CDs, folhetos, matérias de jornal, páginas da internet, outros materiais).
 
3) Grupos/Comunidades:
a) formulário de inscrição respondido de forma escrita (à mão ou impressa) e devidamente assinado pelo(a) representante indicado(a) pelo Grupo/Comunidade para recebimento do prêmio, ou oral (CD, DVD ou Pendrive);
b) carta de apoio do Grupo/Comunidade comprovando o conhecimento coletivo da inscrição, constando a indicação do representante responsável pelo formulário de inscrição, bem como para receber a premiação em nome do coletivo;
c) documento que autoriza o Ministério da Cultura a divulgar as imagens e informações contidas na inscrição e que responsabiliza o candidato pelos documentos e materiais apresentados;
d) cópias de materiais que permitam aos avaliadores conhecer a atuação do Grupo/Comunidade, tais como: cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual (DVDs, CDs, fotografias, folhetos, matérias de jornal, páginas da internet, outros materiais).
 
4) Mestres e Mestras In Memoriam:
a) formulário de inscrição respondido de forma escrita (à mão ou impressa) e devidamente assinado pelo(a) representante indicado(a) pelos herdeiros do Mestre ou Mestra In Memoriam, ou oral (CD, DVD ou Pendrive);
b) carta de autorização dos herdeiros do Mestre ou Mestra In Memoriam (Anexo 5), comprovando o conhecimento da inscrição, constando a indicação do(a) responsável para receber a premiação;
c) cópia simples da certidão de óbito ou documentos equivalentes;
d) documento que autoriza o Ministério da Cultura a divulgar as
imagens e informações contidas na inscrição e que responsabiliza o candidato pelos documentos e materiais apresentados; 
e) cópias de materiais que permitam aos avaliadores conhecer a atuação do trabalho do herdeiro do Mestre ou Mestra In Memoriam, tais como: cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual (DVDs, CDs, fotografias, folhetos, matérias de jornal, páginas da internet, outros materiais).
 
Leia Mais:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar