21/07/2017 16h24 - Atualizado em 24/07/2017 12h11

Secretaria de Cultura de Vitória lança Edital de Ocupação para Museu Capixaba do Negro

Fonte: Prefeitura de Vitória

Seguindo o cronograma de publicação dos Editais de Ocupação e Circulação da Secretaria Municipal de Cultura, foi publicado nesta terça-feira (18), o Edital de Seleção de Projeto de Ocupação do Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” - Mucane, ano 2017/2018.

Os editais de ocupação têm o objetivo de fomentar a produção local, ampliar a diversidade e a transparência na definição das programações dos espaços culturais da cidade, além de pensar em ações de arte-educação que aproximem munícipes do universo da arte e estimulem a formação de público.

A ocupação por meio de editais é uma meta do Plano Municipal de Cultura, que estabelece as diretrizes da política cultural do município entre os anos de 2014 e 2024.

Edital Mucane

O Edital de Ocupação do Museu Capixaba do Negro irá contemplar oito projetos de ocupação em artes visuais, individuais ou coletivas, a serem realizados por proponentes autodeclarados negros (preta ou parda, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) nas categorias Exposição Artística e Ação Cultural.

Categoria I - Exposição Artística: apresentação pública de obras de artes visuais tais como: pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, outras mídias e demais linguagens voltadas para as expressões artísticas da população negra, culturais e tradicionais de matriz africana; a ser realizada no espaço expositivo do museu, localizado no 2º andar, que conta com uma área total de 300m².

Categoria II - Ação Cultural: projetos que poderão ser relacionados à gastronomia, literatura, dança, música, teatro, memória, audiovisual, religião, dentre outras expressões artísticas da população negra, culturais tradicionais de matriz africana, que poderão ser apresentadas no formato de oficina, seminário, mostra, performance, espetáculo, roda de conversa, dentre outros; a serem realizadas nas demais áreas do museu, como: auditório, biblioteca, espaço café, área externa, sala de oficina.

Na primeira categoria serão contempladas duas propostas, com recursos financeiros de 30 mil reais cada. Na segunda categoria serão contempladas seis propostas, com recursos financeiros de seis mil reais cada, num valor total de 96 mil reais.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 45 (quarenta e cinco) dias, contados a partir do 1º dia útil, após a data de publicação do edital no Diário Oficial do Município, entre os dias 19 de julho e 04 de setembro. O projeto deverá ser protocolado, em dias úteis, das 12 às 18h, no Protocolo Geral da Prefeitura de Vitória, localizada à Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927 – Bento Ferreira – Vitória (ES) – CEP. 29.050-945, visando à abertura de processo administrativo.

Somente serão aceitas as inscrições de proponentes residentes no município de Vitória. Os interessados em participar do presente edital poderão obter informações por meio do Diário Oficial do Município (diariooficial.vitoria.es.gov.br) e/ou na página eletrônica dos Editais da Cultura e/ou por meio do telefone (27) 3222-4560 e/ou no endereço eletrônico: fundodecultura@vitoria.es.gov.br e/ou na sede do Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” – Mucane, na Avenida República, 121 – Centro, Vitória.

Formação

No sábado (29), a partir das 10 horas, na sede do Mucane, acontece um bate-papo, com o facilitador Maicom Souza. A proposta do encontro é fazer uma leitura pública do edital para tirar dúvidas dos interessados.

“Os editais são parte integrante das políticas públicas de cultura do município, seguindo o Plano Municipal de Cultura para fruição e acesso aos bens culturais. As orientações para apresentação das propostas fazem parte da formação dos artistas e produtores negros, como parte do fortalecimento das políticas de equidade racial” disse a coordenadora do Mucane, Thaís Souto Amorim.

Informações: Prefeitura de Vitória

Fonte: http://vitoria.es.gov.br/noticia/semc-lanca-edital-de-ocupacao-para-museu-capixaba-do-negro-23842.