16/05/2018 10h51 - Atualizado em 16/05/2018 10h53

Últimos dias para inscrições nos prêmios literários CEPE

Estão abertas as inscrições para o 4º Prêmio CEPE Nacional de Literatura e o 1º Prêmio CEPE Nacional de Literatura Infanto-Juvenil, realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). O objetivo é reforçar o incentivo à produção literária e literária infanto-juvenil nacional. Anteriormente, o gênero infanto-juvenil integrava as categorias do Prêmio CEPE Nacional de Leitura, porém essa reorganização visa dar mais visibilidade ao segmento, colaborando na divulgação de obras de autores brasileiros e na revelação de  talentos.

Podem participar das premiações, pessoas físicas, residentes no Brasil ou no exterior, bem como estrangeiros naturalizados residentes no país. Cada participante poderá inscrever apenas uma obra inédita (original não publicado parcial ou integralmente), escrita em português e com tema livre. As inscrições poderão ser feitas até 17 de maio exclusivamente por meio digital. 

Para o I Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil, os trabalhos deverão ser enviados pelo e-mail premioinfantojuvenil@cepe.com.br. Para a categoria Infantil serão aceitas obras voltadas para leitores  iniciantes e em processo (a partir de 6 e 8 anos, respectivamente). Já na categoria Juvenil serão aceitas obras voltadas para leitores fluentes ou críticos (a partir dos 10 e 12 anos, respectivamente). As obras poderão pertencer a gêneros narrativos ou poesia, desde que voltados para o público previsto no edital. Os vencedores das categorias Infantil e Juvenil receberão como prêmio R$ 10 mil (cada) e terão suas obras publicadas pela Cepe Editora.

Já no Prêmio Cepe Nacional de Literatura 2018, que contempla as categorias Romance, Conto e Poesia, as inscrições deverão ser feitas através do e-mail premionacional@cepe.com.br, observando-se o mesmo critério de ineditismo e de envio de documentos previsto no edital. Serão concedidos prêmios nos valores de R$ 20 mil aos vencedores de cada categoria.

Os trabalhos inscritos serão analisados por duas comissões julgadoras formadas por profissionais  de renome na área. A primeira comissão, responsável pela pré-seleção, será composta por três membros, todos de Pernambuco. No julgamento das obras serão observados critérios como originalidade, qualidade técnica, valorização da cultura brasileira e domínio da linguagem.

O resultado será anunciado até o dia 30 de novembro e publicado no Diário Oficial de Pernambuco, portal da Cepe (www.cepe.com.br), do Governo do Estado (www.pe.gov.br), no site da  editora (http://editora.cepe.com.br/), além das redes sociais. Esclarecimentos poderão ser feitos através do e-mail duvidaspremio@cepe.com.br.

Para mais informações, consulte AQUI o regulamento de cada premiação.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar