22/05/2018 15h44

Videocamp lança edital para patrocínio de filme sobre "Educação Inclusiva"

A Videocamp, plataforma plataforma gratuita que conecta filmes transformadores a espectadores ao redor do mundo, lançou edital internacional de US$ 400 mil (quatrocentos mil doláres) para patrocinar a produção de um filme sobre "Educação Inclusiva". O edital é um dos maiores do mundo voltado para filmes de impacto social para o patrocínio de uma única produção.

O Brasil, signatário da Convenção Internacional da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência, é um dos países pioneiros na criação de legislação específica sobre educação inclusiva. Prevista na Constituição Federal, a ação – que se intensificou a partir da Convenção – foi responsável pela inclusão de milhares de crianças, que antes não frequentavam a escola regular. Apesar dos avanços, o tema ainda é sensível. E é por isso que foi eleito para a 2ª edição do edital Videocamp de filmes, que até o dia 21 de junho recebe inscrições de projetos de animação, ficção ou documentário.

O edital não busca um filme cujo objetivo seja apenas traçar um panorama histórico do tema ou um que nos apresente uma análise técnica do que deve ser uma sala de aula inclusiva. O que se deseja é o olhar do realizador audiovisual – curioso, sensível, criativo – para fazer um filme que seja crucial na desconstrução de barreiras, sejam elas atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas ou de comunicação. Queremos um filme atento às relações interpessoais que valorizem a diversidade, às práticas colaborativas e às redes de apoio à inclusão. Um filme que amplie a percepção social sobre os impactos positivos para todos os estudantes, com e sem deficiência, de uma educação sob a ótica dos valores da cidadania e de uma convivência comunitária rica em sua diversidade.

Os cinco finalistas serão anunciados no dia 1º de setembro e o projeto selecionado será divulgado no dia 21 de setembro, após avaliação do júri composto pela cineasta afro-americana premiada Yvonne Welbon (Chicken and Egg); por Raúl Niño Zambrano (Festival Internacional de Documentários de Amsterdã); Rosangela Berman-Bieler (Conselheira Global em Deficiência do UNICEF); Marcos Nisti (CEO do Alana); Paola Castillo (Chile Doc) e Cecilie Bolvinkel (EDN-European Doc Network).

Além de uma forma democrática de possibilitar a produção do melhor projeto possível, o formato edital, em sua 2ª edição, é também uma escolha do Videocamp para atuar diretamente no fomento à produção audiovisual. O filme selecionado será adicionado ao catálogo gratuito da plataforma de filmes, que até o momento promoveu mais de 19 mil exibições de conteúdos audiovisuais em mais de 90 países. Mais informações estão disponíveis no site www.videocamp.com/edital2018.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Buscar